Master Musica

Master Musica
Clique no Banner e acesse Catálogo de Cursos
Master Musica | Missão Inovação

Apoie a única startup Brasiliense a ser selecionada!

 Missão Inovação 2017 - Web Summit

Conheça a nossa Campanha AQUI!
LEIA O E-MAIL PARA SABER MAIS SOBRE A MASTER MUSICA, O WEB SUMMIT, E A CAMPANHA!
Compartilhe com seus amigos!
O sua ajuda é valiosa! 

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

DA SENSAÇÃO AO CHOQUE

No artigo anterior, vimos como a interpretação do tempo é determinante para atingir diversos níveis de expressão musical. E o aspecto essencial dessa determinante é basicamente a percepção. Então, a pulsação, o tempo são elementos internos do sujeito, ou seja, eles devem ser concebidos como "feeling", "swing" por onde o ritmo flutua. De outra forma, a música pode ficar "quadrada". Só para esclarecer mais um pouquinho, aquele "ritmo regular e constante" deve residir dentro do músico e não na música e vai prevenir a perda da "batida" sem prejudicar o controle rítmico que possui uma variedade infinita de interpretações.

Ao ter a pulsação e o tempo como elementos básicos da música, conclui-se que a música começa de dentro para fora. Ela está primeiro no sujeito, e depois se materializa em arte. Parece óbvio, mas quando estudamos música, principalmente teoria, pensamos em algo concreto e sedimentado que não dá vazão à criatividade e à liberdade de expressão.

Por lidar com aspectos mais básicos da percepção, a transformação de pulsação para "feeling", ou da sensação ao choque, vai depender de cada um. Então uma das sugestões é escutar muita música. Especialmente de grandes interpretes e compositores de qualquer época e estilo. Concentre-se apenas em um elemento da música para seguir, como o baixo, violino, ou voz e se abstenham de qualquer juízo de valor. Você poderá sentir resistência em ouvir estilos que normalmente não ouviria, mas lembre-se: a postura do músico não deve ser a mesma do ouvinte (que escolhe o que quer ouvir). O músico precisa se voltar para seu aprimoramento expressivo e criativo que consiste na obtenção de diversas habilidades, sendo a percepção apenas uma delas.

Você vai poder verificar a enorme distância que há entre percepção e expressão, o que é por vezes desanimador, mas por outro lado é a consciência necessária para enfrentar o trabalho de formiguinha do músico e também, ajudará na superação de desafios sem perder tempo e atingir níveis expressivos surpreendentes!

Para finalizar, não desmereça os aspectos mais simples da música, eles podem ser o que falta para o "pulo do "gato". No próximo artigo vou trazer muitos exemplos musicais para conversarmos de forma mais prática sobre expressão, pulsação e tempo!

Obrigada! E sucesso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário